Sobre o processo


Sobre o Processo Seletivo

A adoção de um processo seletivo visando a escolha de profissionais qualificados para ocupar cargos em áreas específicas na administração pública é um fenômeno crescente que coloca em prática avanços institucionais no aumento da confiança da população e demais servidores a respeito da máquina pública.


O processo seletivo com critérios claros e amplamente divulgados, além de trazer maior transparência para o preenchimento da vaga, favorece a escolha de profissionais mais capacitados, a partir da aplicação de critérios de pontuação curricular, dinâmicas e entrevistas que proporcionam uma concorrência e teste do candidato em aspectos que vão além da simples indicação.


Selecionar as pessoas mais aptas para uma posição pode aumentar a capacidade do Estado de gerar impacto positivo na sociedade. Esta iniciativa pautou-se neste contexto, com objetivo de apoiar e qualificar a nomeação dos cargos de livre provimento, considerando o poder discricionário do tomador de decisão, mas agregando critérios objetivos e quantitativos ao processo.